sexta-feira , 22 junho 2018

Home » Notícias » Destaque » SINSEP-PI relembra luta e faz homenagem no Dia Internacional da Mulher

SINSEP-PI relembra luta e faz homenagem no Dia Internacional da Mulher

Luta. Muita luta. Derrotas e glórias. Sempre foi assim desde que as mulheres se uniram por seus direitos.

A data comemorada hoje, 8 de março, não veio por uma simples cortesia. No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras fizeram uma greve para reivindicar seus direitos, em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque.   Elas reivindicaram a redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas, salários equiparados aos salários dos homens e melhores condições de trabalho.

A reação das indústrias foi a violência.  A fábrica foi incendiada com todas elas dentro, quase 130 trabalhadoras morreram no incêndio. Esse é o marco das lutas das mulheres por seus direitos.

dia-da-mulherAlguns anos depois, em 1908, mais de 14 mil mulheres realizaram a marcha “Pão e Rosas, em Nova York. O pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, na Dinamarca, foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres que morreram no incêndio da fábrica de Nova York. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) somente em 1977.

Até 1932, somente os homens podiam votar, no Brasil. As mulheres brasileiras só conquistaram direitos políticos depois promulgação do Código Eleitoral, no primeiro governo do presidente Getúlio Vargas.

Depois de várias décadas a mulher passou a ser mais valorizada e teve seu papel na sociedade e no mercado de trabalho reconhecidos. Mas ainda falta muita coisa.

Infelizmente, na atualidade ainda existem muitos casos de preconceito, de violência e discriminação, como: salários baixos, trabalho demasiado, entre outros.

Uma das últimas conquistas foi a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no Brasil em 2006.  Lei que protege a mulher e garante seus direitos, punindo inclusive crimes de maus tratos dentro de seu próprio lar.

O SINSEP-PI homenageia a todas as mulheres nesta data relembrando as lutas passadas e reconhecendo a necessidade de mais reconhecimento e direitos a estas guerreiras tão importantes na sociedade, na força de trabalho e economia do país.

Aproveitamos também para refletir sobre tudo o que as mulheres já passaram e ainda precisam conquistar. Vamos em frente, companheiras! Parabéns, mulheres!

Escrito por : SINSEP-PI
Fonte : SINSEP-PI
SINSEP-PI relembra luta e faz homenagem no Dia Internacional da Mulher Reviewed by on . A data comemorada hoje, 8 de março, não veio por uma simples cortesia. No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras fizeram uma greve para reivindicar seus direitos A data comemorada hoje, 8 de março, não veio por uma simples cortesia. No dia 8 de março de 1857, trabalhadoras fizeram uma greve para reivindicar seus direitos Rating: 0

Deixe um comentário