segunda-feira , 15 outubro 2018

Home » Notícias » Destaque » Governo Temer privatiza empresa distribuidora de energia elétrica no Piauí

Governo Temer privatiza empresa distribuidora de energia elétrica no Piauí

O governador do estado, Wellington Dias (PT), e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Piauí foram contra.

26/07/18

Na manhã desta quinta-feira (26), a Eletrobras concluiu a privatização da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa). Com lance único, a vencedora do leilão, realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, foi a empresa Equatorial, única proponente para a compra. 

privatização da cepisa

Representantes da Equatorial, durante cerimônia de batida de martelo de arremate da Cepisa, em São Paulo (Foto: Luísa Melo/G1)

De acordo com as regras do leilão, seria considerada vencedora a proponente que oferecesse o lance com maior índice de deságio na flexibilização tarifária, que deveria ser acima de zero. A Equatorial Energia SA ofereceu, em envelope lacrado, o índice de 119.

A Cepisa foi a primeira das seis distribuidoras da Eletrobras a ser privatizada. A Eletrobras é a empresa geradora e transmissora de energia que tem a União como principal acionista, com 40,99% das ações – o BNDES tem 11,86% e fundos federais, outros 3,45%. 

Segundo o secretário-geral da Presidência, Ronaldo Fonseca, o governo deve embolsar R$ 95 milhões pela privatização da empresa. Ainda assim, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, afirmou que a privatização teve resultado “extraordinário”. 

Com a justificativa de que as estatais acumulam dívidas, o governo Temer espera realizar, até 30 de agosto, leilões de quatro outras distribuidoras de energia do sistema Eletrobras – Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), a distribuidora Boa Vista Energia, de Roraima, e a Amazonas Distribuidora de Energia (Amazonas Energia).

Luta

Na manhã de hoje, o movimento sindical organizou um ato contra a privatização da CEPISA. A mobilização ocorreu em frente ao prédio, localizado na Av. Maranhão. Alguns diretores do SINSEP-PI participaram do ato.

WhatsApp Image 2018-07-26 at 17.08.54 (1)

De acordo com o diretor do Sinsep-PI, Paulo Bezerra, a medida é um dia triste para o patrimônio público do estado do Piauí, que visualiza a venda como uma entrega do patrimônio público.

“Parabenizo os trabalhadores e trabalhadoras do Sindicato dos Urbanitários pela brilhante luta em defesa da população quando exigiu uma Eletrobrás Piauí pública. É repudiável a política de entrega do patrimônio público pelo governo golpista de Michel Temer. Hoje é um dia triste para o Piauí. Reafirmo que a continuidade da luta é que fará reverter todo ataque que a classe trabalhadora vem sofrendo com a maldita política desse desgoverno”, afirmou.

Disputa jurídica

Nesta quinta-feira (25) o presidente interino do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, negou o pedido de liminar do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Piauí para barrar a privatização da Cepisa e  discordou da urgência solicitada pelo governo do Piauí, que também pedia a imediata suspensão do leilão da distribuidora. 

Ainda na terça-feira (24), o governador do Piauí, Wellington Dias, declarou que não podia aceitar a venda da companhia, avaliada em R$ 490 milhões. “É um patrimônio do Piauí, uma empresa que pertence ao estado. A União está vendendo uma empresa sem a autorização do estado. O que diz o ministro Lewandowski é que não pode haver essa venda sem a autorização do ente (federativo). Se o estado não autorizar, como é que vai vender um bem que não é seu?”, afirmou.

Escrito por : Mariana Duarte
Fonte : Com informações da Rede Brasil Atual e Money Times
Governo Temer privatiza empresa distribuidora de energia elétrica no Piauí Reviewed by on . 26/07/18 Na manhã desta quinta-feira (26), a Eletrobras concluiu a privatização da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa). Com lance único, a vencedora do leilã 26/07/18 Na manhã desta quinta-feira (26), a Eletrobras concluiu a privatização da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa). Com lance único, a vencedora do leilã Rating: 0

Deixe um comentário