domingo , 29 março 2020

Home » Notícias » Destaque » Sinsep-PI pede que trabalhadores façam greve em casa e suspende participação nas manifestações do ‘18 de Março’

Sinsep-PI pede que trabalhadores façam greve em casa e suspende participação nas manifestações do ‘18 de Março’

17/03/2020

Em março o Sinsep-PI está completando 30 anos de muita luta. Ao longo destas três décadas participou de vários atos públicos, passeatas, paralisações e greves, sempre ao lado da classe trabalhadora. Por conta disso, como sempre fez, nossa diretoria executiva esteve realizado mobilizações chamando os servidores para as manifestações (e greve) marcadas para a próxima quarta-feira (18). Porém em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o Sinsep-PI orienta que os servidores públicos, em vez de ir às ruas, façam a greve ficando em casa amanhã.

Diferente do presidente Jair Bolsonaro, que participou das manifestações que ocorrem em Brasília, inclusive apertando as mãos das pessoas, compartilhando vídeos sobre o ato pró-governo e fazendo live em seu perfil no Facebook engajando a pauta nas redes sociais, contrariando orientações do próprio Ministério da Saúde, o Sinsep-PI pede que a classe trabalhadora se manifeste ficando em casa com a família, fortificando a greve.

Nossa entidade entende que a situação é grave, pois na semana passada a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que vivemos uma pandemia do novo coronavírus e afirmou que o número de casos da doença, fora da China, aumentou 13 vezes. Além disso, a OMS ainda afirmou que a quantidade de países afetados triplicou. O Brasil possui atualmente 200 casos da doença e 1.913 casos suspeitos em 25 estados e no Distrito Federal, segundo relatório do Ministério da Saúde. O Piauí contabiliza 28 casos suspeitos.

A Condsef e a CUT, entidades que o Sinsep-PI é filiado, também orientaram que as manifestações com aglomeração NÃO sejam realizadas. O Sinsep-PI entende que, no atual momento, é preciso colaborar nos cercando de cuidados principalmente com relação ao chamado grupo de risco: idosos e pessoas com doenças pré-existentes.

Destacamos, com a oportunidade, a necessidade cada vez mais latente de defender o Sistema Único de Saúde (SUS), lutando por mais investimentos e melhorias. Diante de tal problema global, nossa população será amparada pelo SUS e seria mais bem atendida se os investimentos na Saúde fossem melhores aplicados.

Precisamos, neste momento, nos manter unidos para que esta mobilização, que uniria presencialmente vários sindicatos, centrais sindicais e movimentos sociais, continue em outro momento e que nossa manifestação seja não ir ao trabalho amanhã, aderindo à greve. Além disso, é preciso que a classe trabalhadora se mantenha atenta, pois os ataques do Governo Bolsonaro são diários. A união da classe trabalhadora é mais forte, vamos à luta!

Fonte : Presidência e Diretoria do Sinsep-PI
Sinsep-PI pede que trabalhadores façam greve em casa e suspende participação nas manifestações do ‘18 de Março’ Reviewed by on . 17/03/2020 Em março o Sinsep-PI está completando 30 anos de muita luta. Ao longo destas três décadas participou de vários atos públicos, passeatas, paralisações 17/03/2020 Em março o Sinsep-PI está completando 30 anos de muita luta. Ao longo destas três décadas participou de vários atos públicos, passeatas, paralisações Rating: 0