Empregados da Ebserh têm primeira reunião de negociação do ACT 23/24 com a empresa

Data da postagem: 31/03/2023


Empresa informou que não seria discutido o mérito das propostas já apresentadas pelos trabalhadores já que a Sest ainda não divulgou diretrizes de negociação. Próximas reuniões foram agendadas para 19 de abril e 3 de maio


 Públicado: 29/03/2023   Compartilhar: 

     


Empregados da Ebserh têm primeira reunião de negociação do ACT 23/24 com a empresaReprodução/Teams


Condsef/Fenadsef

Começou com atraso o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 dos empregados e empregadas da Ebserh. A categoria que tem data base em 1º de março teve a primeira reunião com a empresa de modo virtual nessa terça-feira, 28. De início, a empresa informou que não seria possível discutir o mérito das propostas já apresentadas pelas entidades uma vez que a Sest ainda não divulgou as diretrizes de negociação. 

Ainda de acordo com a empresa já foram recepcionadas propostas da base apresentadas pela Condsef/Fenadsef, CNTS e FNE, faltando serem incorporadas as propostas da Fenafar. A empresa também informou que as próximas reuniões de negociação do ACT da categoria já foram agendadas para os dias 19 de abril e 3 de maio, dessa vez de forma presencial. Nessas reuniões o que se espera é que tenha início a discussão do mérito das cláusulas, inclusive com alguma sinalização sobre cláusulas econômicas.

Houve acordo entre empresa e empregados de que temas propostos para o ACT como abonos, licenças e progressão possam ser ter normativos e debates anteriores resgatados para aprofundamento e possível finalização dos regulamentos. 

Conquistas

O histórico de negociações dos últimos ACTs dos empregados da Ebserh revela a importância de que a categoria se mantenha unida e mobilização durante todo esse processo. Vale lembrar que o maior movimento grevista dos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh, realizado em setembro de 2022, resultou em ganhos bastante positivos para a categoria. 

Depois de conquistar uma reposição salarial de 11% sobre seus salários, a luta dos trabalhadores e trabalhadoras foi responsável por estender este percentual também para os benefícios, o que prova que a união e mobilização sempre trazem como resultado avanços e conquistas importantes. 

Condsef/Fenadsef e seus sindicatos filiados estiveram à frente de todas as mobilizações e não será diferente agora. Esse mês a entidade lançou uma importante pesquisa voltada aos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. A ideia é a de saber a opinião deles e delas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2024). A pesquisa servirá como norte para todo o processo de negociação do próximo ACT da categoria. A participação na consulta garante a preservação das identidades, o que dá tranquilidade para os empregados expressarem sua opinião.

>> Ainda não participou da pesquisa? Participe agora

Outro ponto importante e que a Confederação segue atenta diz respeito a participação dos empregados e empregadas na mesa de negociação com a empresa. Um dos entraves está em um questionamento apresentado pela CNTS que cobra "paridade" das entidades na mesa de negociação. Na prática essa solicitação reduz a participação dos trabalhadores já que a Condsef/Fenadsef representa a maioria absoluta dos empregados. Dos 23 estados e o DF onde está a Ebserh, a Condsef/Fenadsef tem representação em 21. 

"Nós defendemos que os nossos trabalhadores e trabalhadoras continuem ocupando os mesmos espaços da mesa de negociação. Não concordamos em retirá-los da mesa e nossa participação é uma conquista. Nos respeitem", comentou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.


Por Condsef/Fenadsef