Em assembleia com trabalhadores, Sinsep-PI define proposta do ACT 2022-2023 dos empregados do CREA-PI

Data da postagem: 01/12/2021

Representando o Sinsep-PI, o diretor jurídico, Walter Gonçalves, e os advogados do sindicato, Marco Aurélio Dantas, e Edinilson Soares, estiveram na sede do Crea-PI (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí) na última segunda-feira (29), para discutir, em assembleia com os trabalhadores, a elaboração e aprovação de uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2023. Vários pontos do documento foram amplamente discutidos com a categoria.

Walter Gonçalves, diretor jurídico do Sinsep-PI | Foto: Marco Aurélio Siqueira

Ficou definido que a proposta para mesa de negociação deve levar reajuste de 8% para o acordo (2022-2023). Uma nova cláusula que estipula que o menor salário no Crea-PI será de R$ 1.400,00 a vigorar a partir de janeiro de 2022, foi aprovada pelos trabalhadores. Sobre o ticket-alimentação, a proposta será de R$ 900,00 a ser pago a partir de janeiro de 2022.

Já sobre o plano de saúde, cláusula importante para os trabalhadores, a proposta diz que o Crea-PI pagará 75% do custo de manutenção do empregado, e 50% para seus dependentes.

Outro ponto importante dessa proposta é o reajuste, a título de ganho real, de 10,15%, a incidir sobre os salários corrigidos conforme a Cláusula de Reposição das Perdas Salariais. Isso pode acontecer se a direção do Crea-PI aceitar pela adoção de uma política salarial que assegure a reposição das perdas salariais pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ponto que também foi adicionado às cláusulas do documento de negociação.

Ao todo 48 cláusulas constam na proposta do ACT (2022-2023). Devido à pandemia houve uma interrupção nas negociações entre 2019, 2020 e 2021. Somente agora as negociações foram retomadas com a decisiva participação do Sinsep-PI e dos empregados na elaboração desta proposta de acordo. O documento será enviada no início de dezembro de 2021 para apreciação do presidente e direção do Crea-PI.

O setor jurídico do Sinsep-PI acredita que este ACT traz benefícios que contemplam os funcionários do Crea-PI em várias cláusulas econômicas e sociais, incorporando alguns pontos considerados vantajosos. 

Por Marco Aurélio Siqueira