Confiança em sindicatos cresce de 38% para 47%, mostra pesquisa

Data da postagem: 09/06/2022

A visão que os sindicatos são importantes para defender os interesses dos trabalhadores subiu de 38% para 47%, segundo pesquisa Datafolha, publicado pela Folha de S.Paulo, no último sábado (4).

Foto: Danilo Verpa

Com os números, pode-se perceber que a percepção sobre sindicatos, que perderam influência com a reforma trabalhista de 2017, melhorou. Naquele ano, 58% consideravam que as entidades serviam mais para fazer política do que para defender os trabalhadores. Hoje este entendimento caiu para 50%.

Para a secretária de Comunicação do Sinsep-PI, Maria do Amparo Ferreira, a classe trabalhadora foi levada a crer que o sindicalismo era o inimigo e os desdobramentos da Reforma Trabalhista fizeram com que os trabalhadores pudessem desenvolver alguma compreensão sobre a importância do movimento sindical.

Secretária de Comunicação do Sinsep-PI, Maria do Amparo Ferreira | Foto: Mariana Duarte

“Passamos por um momento de crise por causa Reforma Trabalhista, fizeram a classe trabalhadora acreditar que o sindicato era o inimigo, mas quando perceberam que os ataques e retiradas de direito estavam se intensificando, os sindicatos se mantiveram fortes na luta, o trabalhador pode perceber que nem tudo era como estava sendo contado. O desemprego está em alta, mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, acredito que tudo isso contribui para o trabalhador entender melhor sua realidade, de elo mais fraco numa relação trabalhista no nosso país”, explica a sindicalista.

No Piauí, o Sinsep-PI esteve em todos os atos público contra a Reforma Trabalhista lutando e denunciando os problemas que ela causaria à classe trabalhadora. Mesmo aprovada, a entidade continua fazendo a denúncia das problemáticas que tal reforma continua causando e poderá continuar causando nos próximos anos na construção da relação empregado-patrão no Brasil.

Por Mariana Duarte - com informações da Folha de S. Paulo