Trabalhadores da Ebserh aceitam sugestão do TST e suspendem temporariamente negociações do ACT

Data da postagem: 24/06/2021

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) decidiram esta semana, em assembleias realizadas por todo o Brasil, acatar a sugestão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em suspender as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) até janeiro de 2022 e voltar a negociar em fevereiro do mesmo ano.

Em maio deste ano, a categoria havia deliberado a decretação de greve por tempo indeterminado em defesa dos direitos dos trabalhadores e da saúde pública. Os trabalhadores chegaram a esta decisão após a Ebserh se recusar a negociar o ACT 2020/2021. Além disso, de um total de 65 cláusulas apresentadas pela categoria, a empresa rejeitou 52 delas, dentre outros vários impasses nas negociações.

Na terça-feira (22), os advogados do Setor Jurídico do Sinsep-PI, Marco Aurélio Dantas e Ednilson Soares, estiveram em assembleia com os trabalhadores Ebserh que atuam no Hospital Universitário da UFPI, localizado na zona leste de Teresina. Na oportunidade foram esclarecidas as novas orientações sobre a mobilização em torno do ACT.

Foto: Sinsep-PI

“Foi uma decisão praticamente por unanimidade. Alguns estados colocaram algumas condições. Nós poderíamos recusar sim, a prorrogação das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, mas viria com todos os problemas da questão da perda da ultratividade do ACT. Nas assembleias, entendemos que estamos vivendo um período muito difícil no nosso país, tem toda a história da pandemia e que infelizmente o Governo Federal está mesmo é atacando o direito dos trabalhadores. Assim a gente decidiu prorrogar. No caso o acordo está prorrogado com todas as cláusulas mantidas até janeiro de 2022. Em fevereiro voltamos a negociar”, explica Miguel Viana, secretário de Juventude do Sinsep-PI e técnico de enfermagem no HU-UFPI.

Foto: Sinsep-PI

A nova rodada de negociação acontece somente a partir de fevereiro de 2022. Caso isso não ocorra, o TST julgará o dissídio para os dois ACTs (2020-2021/2021-2022).

Por Mariana Duarte - Assessora de Imprensa do Sinsep-PI