"Vou ler", disse Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, a Fattorelli

Data da postagem: 01/06/2023

“VOU LER”, DISSE RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE DO SENADO, A FATTORELLI

30 de maio, 2023

Compartilhe:   

Hoje, a Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, entregou em mãos a Cartilha “Auditoria da Dívida Pública” para o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que respondeu na hora: “vou ler”.

A Cartilha mostra que o chamado “Novo Arcabouço Fiscal” com seu teto de gastos sociais não é a saída para o país, pois o verdadeiro rombo está no serviço (juros e amortizações) da dívida pública, a maior despesa do orçamento federal. Este é o gasto a ser controlado, e que tem feito a própria dívida explodir, e não o gasto social, com saúde, educação, servidores públicos e outras áreas essenciais para o povo.

A Cartilha mostra como esta dívida não tem servido para financiar investimentos para o povo, mas para pagar o serviço da própria dívida, que cresce devido aos juros sobre juros e outros mecanismos financeiros ilegítimos.

Estamos na luta no Senado Federal para que exerça a sua verdadeira atribuição: a realização da auditoria da dívida, prevista no art. 26 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias de 1988, por meio de Comissão Mista, e não a aprovação de mais um teto de gastos sociais para privilegiar mais uma vez a chamada “dívida pública”.

AUDITORIA JÁ! COM PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE!

MAIS VISTOS DA SEMANA

Gastos com a dívida consumiram 46,3% do orçamento federal em 2022

fevereiro 23, 2023

Contatos e twitter dos Deputados Federais (2023)

fevereiro 2, 2023

Cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”,

maio 15, 2023

Brasil tem nova queda em ranking de desenvolvimento da ONU

setembro 27, 2022


Por Auditoria Cidadã da Dívida