Sinsep-PI participa de carreata dos enfermeiros pela aprovação do PL 2564/20

Data da postagem: 12/05/2021

Na manhã desta quarta-feira (12), o Sinsep-PI esteve presente na 1ª Carreata Estadual da Enfermagem no Piauí pela aprovação do PL 2564/20. O presidente João Seno esteve na Assembleia Legislativa do Piauí, local usado como ponto de encontro para a carreata, em apoio à categoria. Além dele, o Diretor e também enfermeiro, Miguel Viana, e o Delegado do Sinsep-PI, Francisco Santana, estavam representando o sindicato na mobilização.

“Estamos apoiando o movimento nacional da enfermagem. A categoria está lutando por um Projeto de Lei que trata do piso salarial e o Sinsep-PI está com toda a enfermagem piauiense reunida, apoiando, pedindo aos deputados que apoiem esse projeto que é de muita importância para a categoria. Nos dois últimos anos eles têm sido exigidos por conta da Covid-19. Estamos na rua hoje buscando a aprovação desse projeto”, explicou o presidente do Sinsep-PI, João Seno.

Para o diretor do Sinsep-PI, Miguel Viana, somente em 2020 a luta da enfermagem por reconhecimento passou a ter resultados. Ele pontua a importância da categoria para o funcionamento do SUS no país.

“Estamos em movimentação pela provação do PL 2564/20 que é um PL que vem para regulamentar o piso salarial e a jornada de trabalho de 30h semanais. Esta luta tem mais de 20 anos se arrastando, mas em 2020 ela teve um pequeno avanço. A enfermagem é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). A enfermagem é 60% do corpo de trabalho”, destacou Miguel.

No Brasil há mais de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem atuando na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19. Se o Projeto de Lei for aprovado, o piso salarial nacional não poderá ser inferior a R$ 7.315, com base numa jornada de 30 horas semanais. 

Por Mariana Duarte - Assessora de Imprensa do Sinsep-PI