Presidente da FUP diz que Lula precisa "assumir a Petrobras"

Data da postagem: 23/03/2023


Ministério de Minas e Energia pediu à Petrobras a suspensão, por 90 dias, da venda de ativos da companhia

Publicado sexta-feira, 17 de março de 2023 às 16:06 h | Atualizado em 17/03/2023, 16:24 | Autor: Da Redação


Deyvid Bacelar alertou que empresa ainda é "comandada pelo governo bolsonarista e corre contra o tempo para começar a privatizar os ativos ”, no que diz respeito à decisão desta sexta-feira, 17, com a proposta de reinício do processo de venda dos projetos com pré-contratos já assinados - Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil


O coordenador geral da associação dos petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, ressaltou nesta sexta-feira, 17, a necessidade do presidente Lula "tomar as rédeas" da Petrobras. De acordo com Deyvid, a empresa ainda é "comandada pelo governo bolsonarista e corre contra o tempo para começar a privatizar os ativos ”, no que diz respeito à proposta de reinício do processo de venda dos projetos com pré-contratos já assinados, que foi apresentada pela diretoria da companhia nesta sexta-feira, 17.

Os pré-contratos estão relacionados com o Polo Norte Capixaba, Polos Golfinho e Kamarupim (ES), Polos pescada e Potiguar (RN) e Lubnor (CE). O restante ainda está com processo de venda suspenso para análise.

A decisão da diretoria executiva ocorre duas semanas após ofício do Ministério de Minas e Energia (MME), que pede à Petrobras a suspensão, por 90 dias, da venda dos ativos para a análise e reavaliação.

“É muito estranho e surpreendente resolver um problema tão complexo em tão pouco tempo. Eles não esperar 90 dias ”, diz Bacelar.

Deyvid opina que a decisão de compra foi deliberadamente facilitada pelo "texto duvidoso e pouco claro da carta original do MME, que deixa espaço para recuos e interpretações".

Em documento enviado à Petrobras no último dia 1º de março, o MME justificou os pedidos de reavaliações em andamento da política energética nacional e reformas do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). “No entanto, a questão da suspensão da privatização de ativos sequer foi discutida na reunião extraordinária do CNPE desta sexta-feira, 17”, acrescentou o dirigente da FUP.

Bacelar confirma ainda que a diretoria da Petrobras, norteada pelo novo governo, ainda não foi nomeada devido aos trâmites internos.

“Até então, os diretores e assessores da antiga gestão permanecem à frente da empresa, apesar de Lula estar no poder há quase três meses”, reclama Bacelar.

Em reunião do Conselho Consultivo da FUP realizada nesta sexta, 17, os petroleiros decidiram apresentar ao governo uma proposta . No Conselho de Administração, ela pede que a associação controladora da Petrobras convença os representantes pela suspensão da votação da privatização, em próximo encontro do colegiado.


Por A Tarde