Corpos que podem ser de Bruno Pereira e Dom Phillips são encontrados, informa mulher de jornalista

Data da postagem: 13/06/2022

São Paulo – O jornalista André Trigueiro informou nesta manhã (13) em sua conta no Twitter que foram encontrados os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. “Alessandra, mulher de Dom Phillips, acaba de me informar que foram encontrados os corpos do marido e do indigenista Bruno Pereira”, postou o jornalista da Rede Globo. As informações ainda não estão confirmadas por autoridades.

União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja)

De acordo com depoimento de Alessandra Sampaio ao jornalista, a Polícia Federal confirmou que dois corpos foram encontrados, mas que eles ainda não foram identificados e que o órgão aguarda o trabalho da perícia. A informação havia sido confirmada à ela pela Embaixada Britânica que informou que os corpos eram do marido e do indigenista, e que já havia comunicado os irmãos de Dom Phillips. Em seguida, após ligação da PF, a embaixada ratificou a Alessandra a informação do órgão brasileiro, “de que até que o trabalho da perícia seja concluído formalmente, aguarda-se essa informação para assumir então mediante confirmação se os corpos são de Dom Phillips e Bruno Pereira”, reproduziu Trigueiro.

Ainda não se tem informações do local exato em que os corpos foram encontrados e quem exatamente os encontrou ou quanto tempo a perícia levará para identificar os corpos. 

Objetos encontrados nesse domingo

Nesse domingo, bombeiros encontraram uma mochila e objetos pessoais pertencentes ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Phillips, desaparecidos desde 5 de junho na região do Vale do Javari (AM). O material encontrado estava submerso numa área às margens do rio Itaquaí, onde estão concentradas as buscas pelos dois.

Na noite desse domingo, a Polícia Federal confirmou que os objetos pertenciam a Pereira e Phillips. O órgão disse em nota que foram encontrados um cartão de saúde de Pereira, um chinelo, uma calça e um par de botas, também pertencentes ao indigenista. Foram achadas ainda botas e uma mochila do jornalista britânico, além de roupas pessoais. As informações são da Folha de S.Paulo.

Mais cedo, agentes do Corpo de Bombeiros do Amazonas que participaram da operação de busca disseram que havia entre os pertences encontrados um notebook, mas o comunicado da PF não menciona esse item.

Os artigos dos dois foram encontrados por mergulhadores dos bombeiros. De acordo com eles, a mochila estava amarrada numa árvore submersa no igapó —área de mata inundada por água, à margem do rio. Ela foi entregue à Polícia Federal.

A expectativa das autoridades que atuam na investigação é que os pertences ajudem a destravar as investigações.

Nove bombeiros atuaram na busca deste domingo, sendo quatro mergulhadores. ?Eles também afirmaram que o modo como os objetos estavam depositados sob a água indica intenção de ocultamento.

Os artigos foram encontrados numa área que tinha sido isolada no sábado (11) pela Polícia Federal, nas margens do rio Itaquaí. Indígenas que auxiliam nas buscas haviam sinalizado que a vegetação no local tinha sinais de que um objeto de grandes proporções havia adentrado pela mata.

Por Redação RBA