Servidores federais participam do 14º Congresso Nacional da CUT

Data da postagem: 24/10/2023

Servidores federais participam do 14º Congresso da CUT

Delegação do Piauí no 14º Congresso da CUT

O Sinsep-PI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí) participou, acompanhando a delegação do Piauí, do 14º Congresso Nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores) realizado entre os dias 19 e 22 de outubro em São Paulo com a presença de mais de 2 mil delegados de vários estados do país e 200 convidados internacionais. O evento que marca os 40 anos de fundação da CUT, teve o lema “Luta, Direitos e Democracia que Transformam Vidas” e debateu temas importantes como a mudança no modelo sindical, meio ambiente, criação de comitês de luta e a regulamentação da negociação coletiva no setor público.


Para o presidente do Sinsep-PI, João Seno, um dos pontos mais importantes para o funcionalismo federal debatido durante a reunião setorial da categoria, realizada no segundo dia do Congresso, com os diretores da Condsef/Fenadsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), foi a necessidade de aprovação da Convenção 151, que estabelece o direito da negociação coletiva no setor público, aprovada e ratificada em 2010 e que dispõe sobre o direito de sindicalização e relações de trabalho na administração pública. O Brasil é signatário da Convenção, mas até hoje não a regulamentou. “Foi debatido a convenção 151, inclusive o ministro Luís Marinho (Trabalho e Emprego) fez questão de destacar a necessidade de aprovar a Convenção 151”, disse o presidente. Outro ponto importante na reunião com os representantes dos servidores federais, foi a Campanha Salarial 2024. “Nós discutimos e priorizamos a campanha salarial como o principal debate dos servidores públicos federais, que envolve também a convenção 151, mas o que nós tiramos como meta é a campanha salarial, porque vai beneficiar todas as categorias do serviço público”, disse João Seno. Os diretores do Sinsep-PI, Amparo Ferreira (Comunicação) e Paulo Bezerra (Jurídico) também estiveram presentes na reunião setorial.

Amparo Ferreira, João Seno e Paulo Bezerra

Manifestantes em defesa do povo Palestino

João Seno ao lado da ex-prefeita de SP, Luíza Erundina

Durante o Congresso, a Condsef/Fenadsef apresentou uma resolução sobre o setor público para que fosse incluída no plano de lutas da CUT. Neste documento estão a defesa da recomposição salarial dos servidores do executivo federal, que têm perdas superiores a 30%, a regulamentação da Convenção 151 (negociação coletiva), contra a reforma administrativa e a realização de uma Marcha a Brasília pelos direitos dos servidores públicos municipais, estaduais e federais. O ex-presidente do Sinsep-PI e diretor da Condsef/Fenadsef, Pedro Armengol, foi reeleito Secretário-Adjunto de Relações de Trabalho da CUT Nacional para o quadriênio 2023/2027.





Por Marco Aurélio Siqueira