Em respeito à decisão da categoria, Condsef/Fenadsef contribui para que ACT da Ebserh não vá para o TST

Data da postagem: 05/06/2023


A direção da Ebserh se comprometeu a apresentar uma resposta até segunda-feira, 5. Confira os informes


 Públicado: 01/06/2023   Compartilhar: 

     



Condsef/Fenadsef


Nessa quinta-feira, 1o, a Condsef/Fenadsef participou de reunião com a direção da Ebserh e outras entidades para apresentar o resultado das assembleias realizadas em todo o Brasil. A maioria absoluta da categoria deliberou pela aprovação da proposta debatida nessas várias assembleias realizadas entre os dias 24 e 30 de maio. 

No início da reunião, a Condsef/Fenadsef solicitou à empresa uma resposta sobre a proposta apresentada pela entidade garantindo a retirada dos recursos que estão no TST e liberando aos empregados o recebimento de 11% em todos os benefícios com retroatividade assegurada. 

A empresa, por sua vez, informou que entrou em contato com todas as entidades que compõem a mesa, pois só aceitaria a proposta da Condsef/Fenadsef caso todas concordassem com a retirada dos recursos que estão no TST. 

Num primeiro momento, as entidades resistiram a ideia e até ameaçaram iniciar uma greve a partir desta segunda, 5, o que levou a direção da empresa a ameaçar encerrar a negociação e levar o ACT para mediação no TST o que abriria mais um demorado e desgastante processo judicializado sem qualquer garantia para a categoria. 

Ao final, as entidades concordaram em apresentar uma proposta de consenso o que evitou o envio do ACT ao TST. A proposta consistiu em promover uma qualificação do auxílio-alimentação permitindo que a incidência dos 11% dos recursos somados aos 4,92% apresentados pela empresa e mais um acréscimo de R$140,00 pudessem levar o valor desse benefício a R$800.

A direção da Ebserh se comprometeu a apresentar uma resposta até segunda-feira, 5.


Por Condsef/Fenadsef