Sinsep e servidores realizaram nesta sexta-feira (13) em Teresina manifestação contra a extinção da Funasa

Data da postagem: 16/01/2023

Sinsep-PI e servidores realizam nesta sexta-feira (13) em Teresina manifestação contra a extinção da Funasa


O Sinsep-PI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí) atendendo convocação da Condsef/Fenadsef, realiza nesta sexta-feira (13.01) uma manifestação em conjunto com os servidores contra a extinção da Funasa prevista na medida provisória 1.156/2023 assinada pelo presidente Lula em (01.01) e publicada no Diário Oficial em (02.01). O prazo para vigência da MP é a partir do dia 24 de janeiro e as entidades e servidores estão tentando convencer o governo para que reveja a decisão que consideram precipitada e tomada sem nenhum diálogo prévio com a categoria.

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Saúde, estando presente em todo o território brasileiro e realizando um importante trabalho de prevenção de combate a doenças, saneamento, controle de endemias, além de pesquisa científica e tecnológica voltadas para a saúde.

Em razão de sua relevância social e econômica os servidores pedem a reestruturação do órgão e não a extinção como está prevista na MP 1.156/2023. O ato está marcado para às 11:00 horas em frente a Superintendência da Funasa em Teresina-PI na avenida João XXIII. 


Por Marco Aurélio Siqueira