Condsef/Fenadsef lança pesquisa sobre ACT 23/24 da Ebserh

Data da postagem: 22/03/2023


A participação na consulta garante a preservação das identidades, o que dá tranquilidade para os empregados expressarem sua opinião


 Públicado: 21/03/2023   Compartilhar: 

     


Condsef/Fenadsef lança pesquisa sobre ACT 23/24 da EbserhReprodução/DR


Sindsep-PE

A Condsef/Fenadsef lançou uma importante pesquisa voltada aos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh. A ideia é a de saber a opinião deles e delas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2023/2024). A pesquisa servirá como norte para todo o processo de negociação do próximo ACT da categoria. A participação na consulta garante a preservação das identidades, o que dá tranquilidade para os empregados expressarem sua opinião. Segundo registro da Condsef, cerca de 2 mil pessoas, de todos os estados onde há presença da Ebserh, já participaram.

Entre as perguntas, a Condsef/Fenadsef questiona a categoria sobre a concordância a respeito de um ato nacional dos trabalhadores e trabalhadoras em defesa do ACT 23/24. Em seguida, pergunta se o empregado(a) estaria disposto a participar deste ato. Questiona sobre qual seria a melhor data para o ato e o que o trabalhador(a) espera do ACT. 

"A participação dos trabalhadores e trabalhaoras neste processo é essencial, pois, contribuirá para que os representantes sindicais possam levar até o governo os anseios e o sentimento exato do que a categoria almeja para o Acordo Coletivo 2023. Além disso, colabora com a organização de estratégias para possíveis mobilizações", comentou a diretora de políticas públicas do Sindsep e trabalhadora da Ebserh, Gislaine Fernandes. 

Para participar da pesquisa, acesse AQUI ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code na imagem acima e acesse o site da consulta.  

Negociação

A Ebserh adiou a reunião agendada para o último dia 14 de março, que daria início ao processo de negociação do ACT 2023/2024 dos empregados e empregadas da empresa. Importante lembrarmos que a data base da categoria é 1º de março e o novo adiamento das negociações tem deixado os mais de 40 mil trabalhadores da empresa apreensivos. 

Representantes da Condsef/Fenadsef, que participaram da posse do novo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, no dia 9 de março, voltaram a cobrar uma audiência para que os impasses que impedem o início da mesa de negociação sejam sanados. 

Um dos entraves está em um questionamento apresentado pela CNTS, uma das entidades que compõem a mesa de negociação. A entidade cobra mais espaço na mesa de negociação. Acontece que esse pedido, na prática, reduziria a participação dos trabalhadores da Condsef/Fenadsef - entidade que representa a maioria absoluta dos empregados. Dos 23 estados e o DF onde está a Ebserh, a Condsef/Fenadsef tem representação em 21. 

"Nós defendemos que os nossos trabalhadores e trabalhadoras continuem ocupando os mesmos espaços da mesa de negociação. Não concordamos em retirá-los da mesa e nossa participação é uma conquista. Nos respeitem", comentou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.

Conquistas

O maior movimento grevista dos trabalhadores e trabalhadoras da Ebserh, realizado em setembro de 2022, resultou em ganhos bastante positivos para a categoria. Depois de conquistar uma reposição salarial de 11% sobre seus salários, a luta dos trabalhadores(as) foi responsável por estender este percentual também para os benefícios, o que prova que a união e mobilização sempre trazem como resultado avanços e conquistas importantes para todos(as). Importante destacar que a Condsef/Fenadsef e seus sindicatos filiados, como é o caso do Sindsep-PE, estiveram à frente de todas as mobilizações.


Por Condsef/Fenadsef