Sinsep-PI garante total apoio a greve dos empregados do Hospital Universitário

Data da postagem: 23/09/2022

A Greve dos empregados da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) iniciada no último dia 21 de setembro chega ao terceiro dia sem nenhum avanço com o governo federal. Em Brasília, nesta manhã de sexta-feira a Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) representada por seus diretores e empregados de hospitais da rede pública federal estiveram em frente à sede administrativa da Ebserh cobrando a instalação de uma mesa nacional de negociação.

No Piauí o Sinsep-PI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) acompanha a paralisação através de seus diretores e funcionários, dando total apoio à categoria que está há 4 anos sem reajuste salarial e tem o menor valor do ticket- alimentação dos hospitais federais do país. O HU da UFPI tem cerca de 1.200 profissionais técnicos e especialistas atendendo a população em diversas áreas.

Desde a fundação do HU em março de 2012 que o sindicato garante assistência jurídica, convênios com planos de saúde aos filiados e arca com os custos financeiros das passagens aéreas dos diretores que participam das negociações dos ACT's (Acordos Coletivos de Trabalho) com a direção da Ebserh em Brasília. Os governos Temer e Bolsonaro impuseram cortes enormes aos orçamentos dos hospitais federais nos últimos 6 anos com grandes danos aos serviços oferecidos à população. Em Teresina, por exemplo, o setor que fazia tratamento odontológico e atendia sobretudo CRIANÇAS carentes foi fechado em 2019 pela direção do hospital em razão da falta de recursos.

A greve continua por tempo indeterminado e estão mantidos os 30% dos serviços essenciais e inadiáveis à população conforme manda a lei,. Os trabalhadores e trabalhadoras mantêm firme sua posição de só retornar ao trabalho após o atendimento da pauta de reivindicações pelo governo federal.


Por Marco Aurélio Siqueira